Fonte: Pet do Vale
Algumas vezes, a cadela não tem leite suficiente para toda a ninhada, ou algum dos filhotes não conseguem mamar tanto quanto devem e apresentam um crescimento deficiente em relação aos outros. Nesses casos podemos complementar a alimentação com alimentos preparados:
Leite artificial (industrializado): encontramos algumas marcas no mercado brasileiro onde o ingrediente principal é soja e que devem ser preparados conforme indicação dos fabricantes.
Leite artificial (caseiro): no liquidificador pode-se bater 1 copo de leite de vaca integral (A ou B), uma gema de ovo, uma colher de fortificante em pó e uma pitada de sal.
Estes devem ser oferecidos ao em “chuquinhas” ou em conta gotas. Na primeira emana de vida, o filhote deve mamar 20g de leite de hora em hora. Depois dessa idade as mamadas acontecem de 3 em 3 horas, porém é difícil saber a quantidade exata de leite, pois varia de acordo com a raça e a apetite de cada um. O melhor é oferecer em quantidade tal que o cão fique satisfeito e deixe sobras.
Alimentação após o desmame: O melhor e o mais balanceado alimento para o cão é sem dúvida a ração, ou até eventualmente o arroz com carne e legumes pode ser uma opção mas, não substitui o valor nutritivo que as rações oferecem. Existe no mercado uma variedade de ração disponível, o importante é que você esteja certo de que o alimento é adequado e de boa qualidade.
Após o desmame: De 4 meses de idade, 4 vezes ao dia e de 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao dia. Acima de oito meses de idade – 2 vezes ao dia É importante habituar o animal a comer sempre em horários regulares, não sendo necessário deixar alimento em seu comedouro. A água deve ser oferecida sempre fresca e à vontade. Pode ser oferecido também um suplemento vitamínico/mineral, mas sempre sob a orientação médico - veterinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário